quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Papel do PAI | My Dad is my Hero

Já lá vai o tempo em que o pai não ajudava a cuidar dos filhos e principalmente quando falamos de pais de gémeos, a ideia está completamente ultrapassada. A mãe “dona de casa” e o Pai que tem um emprego para sustentar a casa, pertence claramente ao passado e não ao século XXI, onde muita coisa mudou no que se refere à participação do Pai no dia a dia dos filhos.

Ainda antes dos meus filhos nascerem eu e o meu marido fizemos juntos o Curso de Preparação para o Parto. Ele acompanhou-me ao longo das 10 sessões. Este foi o nosso primeiro contacto com a nova rotina familiar que se avizinhava.

O meu marido infelizmente não pode Assistir ao Parto por ser cesariana, mas assim que pode ter os filhos nos braços demostrou desempenhar um um papel  essencial. Foi sempre uma grande ajuda e o meu apoio desde o primeiro dia, demonstrando ser um grande PAI.

Inclusive mostrou desde o primeiro segundo um maior à vontade e naturalidade para tratar de ambos, que eu penso que não tinha, conseguia pegá-los ao colo ao mesmo tempo, e Trocar Fraldas como se sempre o tivesse feito.

O primeiro Banho dos gémeos ainda no hospital, foi o Pai que deu (e depois mais tarde em casa explicou-me a mim como fazer).

Montar o Carrinho e os Ovinhos (Maxicosi) no carro foi outra tarefa que o Pai foi o primeiro a desempenhar e depois me explicou como fazer. Sempre que saíamos o Pai levava os bebés para o carro, enquanto eu preparava a mala dos bebés (com as 1001 coisas que é necessário levar com 2 bébes recém nascidos).

Durante os primeiro dias em casa enquanto o Pai ainda estava de licença de paternidade dividia comigo a tarefa da amamentação, principalmente à noite. Como eu dava mama e suplemento, nos primeiros dias, foi um grande suporte para eu poder descansar. Eu dava de mamar a um dos gémeos e começava  logo a dar de mamar ao segundo, enquanto o Pai, começava a Dar o Biberão ao bébe que já tinha mamado. Assim eu conseguia dormir mais um pouco e não demorava tanto tempo a amamentar ambos os bebés. Para além de que era também o Pai que punha pelo menos um dos bebés a Arrotar.

Desde muito cedo que decidimos criar uma rotina de sono para os gémeos para que estes começassem a perceber a diferença entre o dia e a noite. Assim o meu marido ainda hoje Deitar um dos gémeos enquanto eu deito o outro.

Durante a madrugada assim que sentimos que um dos bebés acordou ele levanta-se da cama e vai Preparar o Biberão enquanto eu vou buscar o bébe que acordou para acochegá-lo e evitar que acorde o que continua a dormir.

Quando falamos do tema de gémeos é apenas uma mãe, para muitas funções e tudo em duplicado! Sem a ajuda do PAI seria muito mais difícil... Se repararem todas as funções em que o Pai pode ajudar estão a negrito e se repararem também o Pai pode estar presente em tudo que está relacionada com o dia a dia dos filhos desde o primeiro momento, estejamos ou não a falar de gémeos.

Tshirt ZARA coleção Outono/Inverno

Sem comentários:

Enviar um comentário