sexta-feira, 19 de junho de 2015

Essa palavra Diástese

Esta palavra que conheci no pós parto e que me tem aterrorizado desde ai, a mim e a várias mulheres.

Para quem não sabe o que é uma diástese é nada mais nada menos, que o afastamento dos músculos retos abdominais que acontece normalmente por volta da 20ª semana de gravidez, quando a linha que divide o abdómen desde a zona pélvica até ao externo se separa devido à pressão do bebé e que por vários motivos (gestações múltiplas, como é o meu caso, um bebé grande, excesso de liquido, obesidade, falta denutrição, etc) não se volta a unir.

Os especialistas referem que a diástese pode ter entre 2 a 20 centímetros de largura e entre 12 a 15 centímetros de comprimento e que cerca de 37% das mulheres grávidas ficam a padecer de diástese.




Na maioria das vezes a própria mulher apercebe-se que tem uma diástese, ao verificar o aumento do volume na região do umbigo ao tossir, levantar-se ou até mesmo a fazer algum esforço.  Basta apalpar a parede externa do abdómen e se existir um pequeno buraco que separe os dois lados dos músculos da barriga então existe uma diástese. 

Às vezes basta apenas estar deitada e tentar levantar-se sem o auxílio das mãos (como se fosse fazer abdominais) e percebe-se uma elevação na região central do abdómen. O que me acontecia. Se o espaço for muito grande o melhor será consultar um especialista já que esta pode provocar dores e até mesmo levar ao surgimento de hérnias. 
Por vezes pode mesmo ser necessário uma cirurgia para unr ambos os lados, a abdominoplastia.

Assim que me apercebi que tinha ficado com diástese e comecei a fazer exercícios físicos decidi que iria dar luta a esta diástese, já que li  algures que se o afastamento fosse menor a quatro centímetros, os exercícios físicos para a região abdominal poderiam reverter a situação. Assim já quase ano e meio que faço de tudo para esconder a minha barriga flácida e disforme que não existia antes de estar grávida , sim sempre tive uma barriguinha,mas não tinha pele flácida nem estrias. 
Não tenho vergonha em assumir a minha barriga, porque ela é fruto dos meus dois maiores amores, mas também não gosto de exibi-la.

Assim comecei por  tentar reduzir a gordura localizada na zona abdominal (para disfarçar o volume),  através do exercicio ficio e de massagens (radiofrequência e cativação, o que também ajudou e bastante nas estrias, que quase já não se notam, e comecei a praticar Pilates com abdominais hipópressivos, Total Condicionamento, e aulas de express abs. E
parece-me para já que está a ter resultados, pelo menos quando faço a tal apalpação já não consigo que os meus dedos caibam no espaço entre os músculos. A próxima fase será ter uma barriga chapada.


Deixo-vos alguns dos exercícios que faço. è importante fazê-los sempre com contração abdominal, encostando o máximo os músculos às costelas.


Exercícios básicos de Pilates

Estes abdominais com auxilio da roda são óptimos ( a primeira vez que fiz foi a uma sexta feira  e passei o fim de semana todo sem conseguir sequer tocar na barriga tal eram as dores)

Sem comentários:

Enviar um comentário