terça-feira, 31 de março de 2015

Semana Santa com muito SOL

Os dias têm estado óptimos com sol e algum calor. 
E os gémeos têm-se divertido muito e a mamã e o papá também. 
As idas ao parque infantil são sempre uma festa e uma alegria para o João e para a Maria.












quarta-feira, 25 de março de 2015

O Meu Gene do AMOR

O Gene Gémeos! Sim este Gene existe mesmo.



De certeza que conhece algumas famílias onde abundam os gémeos. Existe uma explicação científica por trás desta multiplicação - hiper-ovulação.

Se uma mulher herda um determinado gene ela pode hiper-ovular (o que significa que ela é mais propensa a libertar vários óvulos durante uma mesma ovulação- mês), e assim a hipótese de conceber gémeos fraternos - que são produzidos a partir de dois óvulos separados - aumenta.

E uma vez que este gene é... genético!!! Os pais passam-no para os filhos e os filhos para os seus filhos e os filhos dos seus filhos para os filhos deles e assim consecutivamente.

Já para os gémeos idênticos, que resultam da separação de um mesmo óvulo, não existe nenhum gene conhecido. Assim este tipo de multiplicidade não será hereditária.


E aquela teoria de que os gémeos tendem a pular uma geração?  Será que é verdade ou mito? Li um artigo do “ The New York Times”, que esta teoria começou com o facto de só as mulheres serem afectadas pelo gene da  hiper-ovulação (já que os homens não ovulam) – mas de facto uma vez que é genético, os homens podem passar o gene para as suas filhas (daí , aparentemente "pular" uma geração).

terça-feira, 24 de março de 2015

DECOR | Willow Tree

Quem conhece as estatuetas da Willow Tree, produzidas pela artista Susan Lordi?

Em Portugal penso que ainda só é possível comprar em algumas lojas online mas nem todas as peças estão sempre disponíveis e  ainda são um pouco caras, mas lindas, transmitindo aqueles sentimentos que temos bem guardados dentro de nós.

As minhas favoritas (e que  mais cedo ou mais tarde, vou adquirir ) são sem dúvida as alusivas à maternidade e a gémeos:


Love In Abundance


New Dad & Angel Of  Mine

sexta-feira, 20 de março de 2015

Parto natural VS Parto por Cesariana


As minhas amigas grávidas ou que estão a tentar engravidar  questionam-me muito  sobre quais são as principais diferenças entre um parto natural e uma cesariana e sobre qual é o melhor método.

Eu por experiência própria só posso falar do parto por cesariana, mas penso que se pudesse escolher teria optado por um parto natural, principalmente devido ao período de recuperação e porque penso que tudo o que é natural é mais benéfico, tanto para os bebés como para as mães.

No entanto, quando se pode escolher, acho que há vários fatores que devem ser tidos em conta, já que para um parto natural é necessário haver algum nível de auto controle e resistência à dor por parte da futura mamã.

 Seja qual for a escolha o mais importante é durante o período pré natal fazer um bom acompanhamento da gravidez com um bom obstetra para que este possa orientar qual a melhor opção a escolher.

Ora vamos então às diferenças

Nível de Dor
Parto natural- É comum a mulher sentir dor durante o parto natural. O incómodo é provocado pelas contrações e o esforço que a mãe faz para que o bebê consiga nascer.

Parto por cesariana - A mamã que tem seu bebe através da cesariana não sente qualquer dor durante o parto. No entanto, o período de recuperação e cicatrização é mais doloroso e prolongado.


Anestesia e Analgesia
Parto natural-  Durante o parto natural, é utilizada a epidural esta pode ser solicitada pela mãe a qualquer momento. Reduz a dor das contrações mas não impede a mulher de senti-las

Parto por cesariana-  Antes da cirurgia a futura mamã recebe uma anestesia raquidiana, Utilizando-se o mesmo processo que para a epidural, a diferença é que esta impede os movimentos da cintura para baixoe  consequentemente que  mãe sinta qualquer dor.


Corte
Parto natural- Em alguns casos no parto natural pode ser feito um pequeno corte entre a vagina e o ânus (local chamado períneo). O corte serve para ajudar o bebé a sair e diminui o risco de haver rasgos aleatórios causados pelo esforço.

Parto por cesareana-  O corte da cesariana é feito acima da linha dos pelos púbicos. Feito na horizontal, é por ali que sairá o bebé. Os pontos devem ser retirados entre uma semana e
15 dias após a cesariana.

Cicatriz
Parto natural- A cicatriz no períneo é praticamente imperceptível, por ser em um lugar bem escondido, porém exige muito cuidado. Por ser entre a vagina e o ânus, a cicatrização exige cuidados especiais para evitar contaminação. O médico pode prescrever anestésicos e antissépticos para ajudar na cura da região.

Parto por cesariana- O corte da cesariana  também exige cuidados. É importante limpar muito bem o local com água e sabão durante o banho, ou com produtos específicos prescritos pelo médico. Caso a região fique avermelhada ou haja secreções é importante procurar o especialista.

Duração do Parto
Parto natural- Em casos de parto natural não é possível prever quanto tempo ele irá durar. A evolução da dilatação e das contrações é que vai ser determinante.

Parto por cesariana- A cesariana dura em média uma hora. Pode ser um pouco mais rápida ou demorada, mas não varia muito, desde que não haja complicações.

Tempo de Recuperação
Parto natural- Se tudo correr bem, logo após o parto a mamã já está bem disposta e é capaz de caminhar, embora deva evitar esforços. Caso tenha sido necessário o corte perineal, a mulher pode encontrar um pouco de dificuldade em sentar-se na primeira semana.

Parto cesariana- A recuperação após uma cesariana é mais lento se comparado ao parto natural. A mamã pode sentir dificuldade em se sentar, levantar, caminhar e fazer movimentos mais intensos. O parto por cesariana requer internação de três dias após a cirurgia. E o levante só é efetuado passado 12 horas da intervenção cirúrgica.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Prenda Dia do Pai #3

O Dia do Pai é amanhã.
Se ainda não sabem o que oferecer, deixo-vos algumas sugestões e ideias simples de prendas para Pais de Gémeos


fotos retiradas aqui

sexta-feira, 13 de março de 2015

Prenda Dia do Pai #2

Giro, giro para decorar a parede do quarto do lado do pai, o closet ou mesmo o escritório

Uma ilustração Da Verse Store

quarta-feira, 11 de março de 2015

terça-feira, 10 de março de 2015

sábado, 7 de março de 2015

Parabéns


Gosto de recordar momentos felizes. 
Esta foto tem exatamente 6 meses. Foi tirada no dia em que a Maria Inês  e o João Maria fizeram 1 ano. 
Hoje completam 1 ano e meio ou em linguagem de mãe 18 meses. Por isso Parabéns. Que a vida vos sorria sempre :)

sexta-feira, 6 de março de 2015

quinta-feira, 5 de março de 2015

Dia do Pai | Prendas DIY

Estamos à procura de inspiração para a prenda que os gémeos vão oferecer ao Pai no próximo dia 19.

O Pintrest é uma enorme fonte de ideias, principalmente aquelas simples e giras DIY.

Deixo-vos algumas imagens para que também se possam inspirar.


Quadro com palavras que definem FATHER .


Prenda gira para o 1º dia do Pai com a marca da mãe e pé dos bébés.


Foto original para quem tem Gémeos. I LIKE!


body mega Fofo. Ideia diferente

Todas as imagens no Pinterest – já seguem a Mãe dos Gémeos no Pintrest?




terça-feira, 3 de março de 2015

MODA | Mum's Mood Board Spring15 #5

I like, I like , I like... 

Eu gosto, Eu gosto, Eu gosto...


Vestido Macacão Estampado - adoro o pormenor das costas - 29,99 EUR


Vestido Malha com Franjas - 25,99 EUR (já vi na loja e é muito mais giro ao vivo)
Ambos da Pull & Bear


segunda-feira, 2 de março de 2015

O terror dos primeiros dentes

Os gémeos estão com 1 ano e meio e muitos dentes na boca, mas de cada vez que começa a nascer um novo dente é certo que vêm lá algumas noites mal dormidas, febre e muita irritabilidade.

Os primeiros dentes ou chamados dentes de leite são 20 e começam a nascer por volta dos seis meses. A erupção dos dentinhos provoca na maioria das vezes muito desconforto nos bebés.




Os principais sintomas são:  febre, falta de apetite, borbulhas vermelhas ou vermelhidão na face, aumento da saliva, irritabilidade e diarreia.

A saliva em excesso durante o nascimento dos primeiros dentes está relacionada diretamente com a dor e o desconforto que as crianças sentem, acompanhado também por alguma dificuldade em engolir. O sono agitado, acordar durante a noite ou mesmo durante a sesta são também situações que se podem acontecer.

Poucos dias antes do aparecimento dos dentes na cavidade oral dá-se normalmente uma inflamação da gengiva.

Para ajudar a liviar o desconforto podemos massajar a gengiva com o próprio dedo ou oferecer um mordedor para ajudar na diminuição da dor, os mordedores devem ser de material apropriado e colocados no frigorífico para que o gel possa ficar fresco e ajudar a diminuir a inflamação da gengiva.



Mordedor em forma de Caranguejo da Chicco


Um outro produto que não dispenso é a solução oral e homeopática Camilia da Boiron que com os meus gémeos tem feito milagres. Dou 2 a 3 vezes por dia durante as fases mais agudas.