As minhas amigas grávidas ou que estão a tentar engravidar questionam-me muito sobre quais são as principais diferenças entre um parto natural e uma cesariana e sobre qual é o melhor método.
Eu por experiência própria só posso falar do parto por cesariana, mas penso que se pudesse escolher teria optado por um parto natural, principalmente devido ao período de recuperação e porque penso que tudo o que é natural é mais benéfico, tanto para os bebés como para as mães.
No entanto, quando se pode escolher, acho que há vários fatores que devem ser tidos em conta, já que para um parto natural é necessário haver algum nível de auto controle e resistência à dor por parte da futura mamã.
Seja qual for a escolha o mais importante é durante o período pré natal fazer um bom acompanhamento da gravidez com um bom obstetra para que este possa orientar qual a melhor opção a escolher.
Ora vamos então às diferenças
Nível de Dor
Parto natural- É comum a mulher sentir dor durante o parto natural. O incómodo é provocado pelas contrações e o esforço que a mãe faz para que o bebê consiga nascer.
Parto por cesariana - A mamã que tem seu bebe através da cesariana não sente qualquer dor durante o parto. No entanto, o período de recuperação e cicatrização é mais doloroso e prolongado.
Anestesia e Analgesia
Parto natural- Durante o parto natural, é utilizada a epidural esta pode ser solicitada pela mãe a qualquer momento. Reduz a dor das contrações mas não impede a mulher de senti-las
Parto por cesariana- Antes da cirurgia a futura mamã recebe uma anestesia raquidiana, Utilizando-se o mesmo processo que para a epidural, a diferença é que esta impede os movimentos da cintura para baixoe consequentemente que mãe sinta qualquer dor.
Corte
Parto natural- Em alguns casos no parto natural pode ser feito um pequeno corte entre a vagina e o ânus (local chamado períneo). O corte serve para ajudar o bebé a sair e diminui o risco de haver rasgos aleatórios causados pelo esforço.
Parto por cesareana- O corte da cesariana é feito acima da linha dos pelos púbicos. Feito na horizontal, é por ali que sairá o bebé. Os pontos devem ser retirados entre uma semana e
15 dias após a cesariana.
Cicatriz
Parto natural- A cicatriz no períneo é praticamente imperceptível, por ser em um lugar bem escondido, porém exige muito cuidado. Por ser entre a vagina e o ânus, a cicatrização exige cuidados especiais para evitar contaminação. O médico pode prescrever anestésicos e antissépticos para ajudar na cura da região.
Parto por cesariana- O corte da cesariana também exige cuidados. É importante limpar muito bem o local com água e sabão durante o banho, ou com produtos específicos prescritos pelo médico. Caso a região fique avermelhada ou haja secreções é importante procurar o especialista.
Duração do Parto
Parto natural- Em casos de parto natural não é possível prever quanto tempo ele irá durar. A evolução da dilatação e das contrações é que vai ser determinante.
Parto por cesariana- A cesariana dura em média uma hora. Pode ser um pouco mais rápida ou demorada, mas não varia muito, desde que não haja complicações.
Tempo de Recuperação
Parto natural- Se tudo correr bem, logo após o parto a mamã já está bem disposta e é capaz de caminhar, embora deva evitar esforços. Caso tenha sido necessário o corte perineal, a mulher pode encontrar um pouco de dificuldade em sentar-se na primeira semana.
Parto cesariana- A recuperação após uma cesariana é mais lento se comparado ao parto natural. A mamã pode sentir dificuldade em se sentar, levantar, caminhar e fazer movimentos mais intensos. O parto por cesariana requer internação de três dias após a cirurgia. E o levante só é efetuado passado 12 horas da intervenção cirúrgica.